Atividade Física e a Memória
Sua mente se exercita enquanto você treina.
Você já parou para pensar que ao fazer atividades físicas você pode estar produzindo novos neurônios para o seu cérebro? Você já pensou que além de cuidar do seu corpo você também está cuidando da sua saúde mental?
Pois é! Acreditava-se que o ser humano nascia com certa quantidade de neurônios e estes se perdiam com o envelhecimento, porém, novas pesquisas da neurociência confirmam que ser humano adulto é capaz de produzir novos neurônios durante a atividade física, ou seja, nossa memória em constante renovação e bem mais atlética.
Você sabia que o cérebro possui aproximadamente cem bilhões de neurônios? Cada um desses neurônios pode fazer entre mil e centenas de milhares de sinapses. O seu cérebro humano é capaz de produzir trilhões de conexões, como uma imensa rede como se fosse rede de pescar, só que uma rede de informações.
A memória é um processo de retenção de informações através do qual as experiências são arquivadas, recuperadas e evocadas, permitindo, desta maneira, a solução de problemas com os quais o ser humano se depara a todo o momento.
A memória e a aprendizagem são as bases para todos os conhecimentos, habilidades e planejamentos, e estão envolvidas com a orientação no tempo e no espaço e com as habilidades intelectuais e mentais, permitindo que o ser humano possa considerar o passado, situar-se no presente e planejar o seu futuro enquanto espécie humana.
Em que você pensa quando falamos em atividade física? Muitas pessoas já conhecem os benefícios da atividade física para a saúde de modo geral, tem sido pesquisada agora os benefícios para o cérebro, mas o que se identificou recentemente é o exercício físico como sendo o fator extremamente importante para a produção de neurônios nas regiões do cérebro associadas à aprendizagem e memória. Ou seja, quando você faz os exercícios que eu te peço, você está deixando seu corpo mais forte, flexível e saudável enquanto mantém sua mente afiada também.
Os exercícios físicos parecem acionar as mudanças neuroplásticas no cérebro. Muitos estudos com animais mostraram que o exercício físico possui grandes efeitos no cérebro, a neurogênese. Em estudos com humanos, pesquisadores suspeitam que o aumento no volume cerebral observado após o treinamento físico pode ser devido ao aumento no número de vasos sanguíneos e no aumento no número de conexões entre os neurônios.
Em 2003 uma pesquisa com adultos mostrou que depois de seis meses de exercícios aeróbicos, várias áreas cerebrais foram aumentadas. Especialmente nos lobos frontais e temporais do cérebro, onde estão justamente a função executiva e a memória. Isso quer dizer maior capacidade para você exercer todas as suas atividades mentais durante o dia.
Em pesquisa mais recente da US National Institute of Aging, demonstrou uma relação causal entre o exercício físico e a produção de novas células, processo também conhecido como neurogênese. Essas novas células foram produzidas principalmente nas regiões associadas à aprendizagem e à memória, confirmando o estudo anterior.
De acordo com os pesquisadores não há necessidade do exercício ser exagerado, bastam de trinta a sessenta minutos em três vezes por semana e, certamente dentro das possibilidades da condição física de cada pessoa para dispor deste benefício.
E aí? Gostou dessa nova visão sobre seus exercícios?
Deixe suas dúvidas nos comentários e vamos treinar.